Esta formação foi realizada no Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) e que a paragem cardíaca súbita (PCS) ocorre sem aviso prévio. Não conhece fronteiras e mata, todos os anos, milhares de pessoas. Estima-se que em Portugal morram, anualmente, cerca de 10 mil pessoas. Um número significativo destas mortes ocorre por existir uma alteração do ritmo cardíaco, que, caso persista, causa a morte em poucos minutos. Estima-se que a sobrevivência, na ausência de assistência, seja inferior a 1%. A probabilidade de conseguir reanimar, com sucesso, uma vítima de PCS diminui cerca de 10% cada minuto que passa, na ausência de intervenção.
Desde há alguns anos estão disponíveis dispositivos para permitir o acesso fácil à administração de um choque através de um desfibrilador em locais de grande frequência de público. Para tal, e considerando que estes serão utilizados pelo público em geral, foram desenvolvidos equipamentos automáticos, muito simples de utilizar, chamados desfibrilhadores automáticos externos (DAE).
Tendo em conta esta realidade, o Rotary Club de Guimarães organizou um programa que disponibiliza DAE’s e treino certificado a instituições da comunidade.
Este programa tem como patrocinadores Científicos a Delegação do Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia, o Instituto Português do Ritmo Cardíaco e o apoio da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães, decorrendo o treino dos operacionais, como referido, no CHAA- Guimarães.
Portugal tem, desde Agosto de 2009, legislação que regulamenta a colocação de DAE’s em espaços públicos, sendo o INEM responsável pela sua supervisão.
O programa DAE – Rotary Club de Guimarães foi o primeiro programa em Portugal a ser licenciado ao abrigo desta legislação, tendo obtido o respetivo alvará em Dezembro de 2009 e tornando, assim, Guimarães na primeira cidade portuguesa a dispor destes equipamentos, ao abrigo da referida legislação. Tendo ainda incluídos no mesmo programa bombeiros e polícia municipal.
Estão já operacionais DAE’s no Complexo Desportivo do Vitória, viaturas e sede da Polícia Municipal de Guimarães, Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Caldas das Taipas, várias escolas da região, Universidade do Minho – Guimarães, Mercado Municipal e Estação de Camionagem.
Publicado no jornal Local.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário