sábado, 14 de dezembro de 2013

Polícia Municipal do Porto comemora 75.º aniversário



No âmbito do 75.º aniversário da Polícia Municipal do Porto, que hoje se comemora, foi criada uma Plataforma de Estudos para Intervenção em Crise e Catástrofe (PEPICC). A cerimónia realizou-se na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, do Vereador da Fiscalização e Protecção Civil, Manuel de Sampaio Pimentel, e do Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, entre outros.

"O Porto é uma cidade segura e tem os meios para acudir a situações normais. Queremos agora ir mais longe e saber como gerir e actuar em situações imprevistas", afirmou Manuel de Sampaio Pimentel, acrescentando: "A Plataforma vai permitir unir as várias instituições que trabalham nas áreas da segurança e protecção civil e que, de uma forma articulada, troquem conhecimentos no caso de um imprevisto ocorrer".

A Plataforma envolve várias entidades, nomeadamente o Laboratório de Reabilitação Psico-social da Faculdade Psicologia da Universidade do Porto, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Serviço de Intervenção em Crise da Cruz Vermelha Portuguesa, a PSP, Polícia Municipal, entre outros.

"Ninguém está e actua sozinho nesta área. Também é importante envolver o saber universitário para que a resposta seja o mais adequada possível", adiantou o comandante da Polícia Municipal, Leitão da Silva.

Para além da criação da Plataforma, a cerimónia contou também com a realização de uma conferência subordinada ao tema "A gestão da imprevisibilidade, o controlo formal e a intervenção Psico-social em cenários de ruptura", na qual estiveram presentes também a Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Organização e Planeamento, Guilhermina Rego, o Comandante Metropolitano da PSP do Porto, a presidente do INEM e o director do serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João.

Publicado no sítio da Câmara Municipal do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário