A Polícia Municipal (PM) de Gaia, que funcionava no quartel dos Bombeiros Sapadores, já tem novas instalações. Inauguradas esta terça-feira, ficam situadas em pleno centro da cidade, no edifício anteriormente ocupado pela extinta empresa municipal Gaianima, na rua Teixeira Lopes, que sofreu obras de requalificação no valor de 90 mil euros, pagas na totalidade pela câmara.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, presente na cerimónia de inauguração do espaço ocupado daqui em diante pela Polícia Municipal, destacou que o processo de reabilitação do imóvel exigiu “um trabalho talvez mais complexo do que construir de raiz”. O que permitiu, acrescentou o presidente, “passarmos a ter um serviço que ganha capacidade de resposta e uma maior qualidade, não só para quem aqui trabalha, mas também para quem vem cá ser atendido”.
“Este novo equipamento vem colmatar uma necessidade há muito sentida pela Polícia Municipal, garantindo-lhe uma identidade própria e que esteja verdadeiramente integrada na sociedade e permitindo mais proximidade e maior amplitude dos serviços”, referiu, por seu lado, Telmo Moreira, comandante da PM gaiense.
A nova esquadra conta com um serviço de atendimento ao público, além dos serviços gerais – que ocupam cave, rés/chão e 1º andar –, área de apoio ao pessoal, sanitários, ginásio e sala de estar.
Entretanto, Eduardo Vítor Rodrigues garantiu que, assim que estejam concluídos os processos da nova recruta para os Bombeiros Sapadores e da contratação de animadores para os jardins de infância Escolas Básicas 1, o número de agentes da PM irá aumentar. “Não temos dúvidas de que teremos de avançar para o alargamento do efectivo da Polícia Municipal”, asseverou o presidente da Câmara Municipal de Gaia.
Publicado no jornal
Porto24