quarta-feira, 19 de junho de 2013

Égua ferida em Mira Sintra foi eutanasiada (Sintra)

A médica veterinária municipal teve de eutanasiar a égua que estava ferida num terreno em Mira Sintra. O animal estava caído desde ontem na sequência de um ferimento grave numa das pernas, como denunciou um morador através do Tudo sobre Sintra, e a gravidade dos ferimentos não permitiu outro tipo de intervenção. No local estiveram agentes da PSP e da Polícia Municipal, e os técnicos do Gabinete Médico Veterinário Municipal.

Segundo o filho do proprietário, a égua ficou ferida recentemente após ter ficado enrolada numa corda que a prendia, e estaria a ser tratada ao ferimento. No entanto, dizem os técnicos veterinários, o estado da ferida dava a entender que o animal não estaria a ser tratado, tendo caído em agonia com o alastrar da infecção. Um vídeo colocado no Youtube mostra uma das tentativas de retirada esta manhã.

Agora, cabe ao proprietário tratar da remoção do cadáver através do accionamento do Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA), situação que será verificada pelas autoridades. Não é a primeira vez que acontecem este tipo de situações em Mira Sintra e noutros pontos do concelho. Em Dezembro, um cavalo agonizou até à morte após ter sido removido pelos bombeiros de uma ribanceira para onde tinha escorregado.

Publicado no blog Tudo sobre Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário