A Policia Municipal de Lisboa foi aplaudida por, ao longo dos últimos dois anos, ter promovido cuidados de segurança rodoviária junto da população sénior de Lisboa, mas também os principais cuidados a ter em casa.
O projecto + 65, destinado a pessoas com mais de 65 anos, resulta de uma parceria entre a Polícia Municipal, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Fundação MAFRE, tendo abrangido mais de 600 idosos. O encerramento deste projecto, que em 2016 regressará com outros moldes, juntou no Centro de Apoio Social de Lisboa (Mitra), dia 20 de Novembro, várias dezenas de utentes de cerca de 20 equipamentos da SCML.
Na cerimónia, o comissário José Gaspar agradeceu os cumprimentos e “o carinho” que os mais idosos “dedicaram aos agentes da Polícia Municipal”, afirmando que foi criada “uma relação de confiança entre a Polícia Municipal e a população idosa”, uma vez que o projecto “aumentou a segurança e a qualidade de vida dos mesmos”.
Luísa Mendonça, utente do Centro Social da Sé, testemunhou que, actualmente, já não abre a porta de casa ao primeiro toque: “Foram conselhos úteis. Quando me batem à porta não a abro logo, deixo uma brecha”. Também Ermelinda Vermelho confessou estar mais elucidada: “Sei que, na rua, não posso ir com a mala fora do passeio”.
O Projecto + 65 pretende alertar a população sénior para os comportamentos a adoptar na via pública, quer enquanto peões (travessia nas passadeiras, prevenção de furtos por esticão, cuidados especiais com os ciclomotores e motociclos), quer como condutores (ingestão de determinados medicamentos causadores de sonolência, manutenção periódica do veículo), mas também para os cuidados de segurança que devem ter quando estão em casa.
Ao todo foram realizadas 22 acções com uma componente teórica de formação (que incluiu recomendações e boas práticas de segurança adaptadas à realidade quotidiana dos participantes), seguida de um peddy-papper pela zona envolvente dos equipamentos usados pelos utentes, no qual os seniores puderam aplicar os conhecimentos adquiridos.
Na cerimónia de encerramento, que teve a participação de cerca de 150 utentes dos equipamentos da Santa Casa, desde a Sé, a Telheiras, à Pena ou Charneca, foi realizado um jogo do "Quem Sabe Sabe", adaptado ao tema da “Prevenção Rodoviária”, que pretendia aliar a estimulação cognitiva à diversão, assim como à tomada de decisão individual e em grupo, potenciação as redes de interacção social e a valorização da sabedoria popular.
Publicado no sítio da Câmara Municipal de Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário