A Polícia Municipal de Guimarães vai passar a fazer policiamento de bicicleta. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo vereador Amadeu Portilha, no âmbito da sessão de apresentação do policiamento velocipédico da PSP de Guimarães.
A autarquia já adquiriu, na semana passada, duas bicicletas, que estão a ser decoradas, para dar início a esta iniciativa, que, segundo o vereador Amadeu Portilha, vai marcar o policiamento em Guimarães. O objectivo é alterar o equipamento circulante de apoio à Polícia Municipal, que será reforçado, ainda, com scooters eléctricas.
Publicado no sítio da Rádio Fundação
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Depois do "Porto." chegou a "Polícia."
As viaturas da Polícia Municipal do Porto já começaram a ser decoradas com a nova imagem derivada da marca "Porto.". Tal como nos restantes logótipos adoptados pela Câmara do Porto, também a PM passa a usar o azul como cor de referência. Além da decoração dos carros, também os fardamentos dos agentes da Polícia Municipal vão receber alterações a partir da próxima semana.
A marca "Porto." e os logótipos da Câmara Municipal e todo o universo de empresas municipais, foram apresentados em Setembro de 2014 e já foram por duas vezes premiados internacionalmente.
O objectivo de comunicação da nova decoração das viaturas municipais é aproximar a força policial do cidadão e torná-los mais identificáveis com a imagem moderna, universal e cosmopolita que está a ser implementada no Porto.
Publicado no portal Porto.
terça-feira, 28 de abril de 2015
Alerta de fraude (Oeiras)
A Policia Municipal de Oeiras alerta para a colocação fraudulenta de panfletos nas viaturas do concelho.
A Policia Municipal emitiu um alerta afirmando que as infrações de transito são enviadas apenas atraves dos Correios, por AR, com exigencia da assinatura do proprietário.
Enviado por e-mail por vgsilva
A Policia Municipal emitiu um alerta afirmando que as infrações de transito são enviadas apenas atraves dos Correios, por AR, com exigencia da assinatura do proprietário.
Enviado por e-mail por vgsilva
domingo, 26 de abril de 2015
Câmara de Lisboa destaca cumprimento dos novos horários dos bares, moradores mantêm queixas
Três meses após a entrada em vigor da redução de horários nos bares do Cais do Sodré, Santos e Bica, a Câmara de Lisboa destaca o cumprimento das horas de encerramento, mas os moradores continuam a queixar-se do ruído.
O vereador das Estruturas de Proximidade salienta que há um cumprimento dos horários de encerramento, por parte dos proprietários, bem como uma “menor produção de lixo”, sobretudo de copos, o que reflecte “uma maior preocupação de consumir dentro dos estabelecimentos”.
O autarca fez este diagnóstico à agência Lusa a propósito dos três meses, que se assinalam hoje, da entrada em vigor do despacho da Câmara de Lisboa que estabelece que os bares do Cais do Sodré, de Santos e da Bica têm de fechar às 2 horas nos dias úteis e às 3 ao fim-de-semana, quando antes podiam funcionar até às 4 horas. Os bares também não podem vender bebidas para fora a partir da 1 hora.
De acordo com Duarte Cordeiro, foram feitas, até ao momento, perto de 800 acções de fiscalização por parte da Polícia Municipal. Até agora, só um estabelecimento foi penalizado com a redução temporária do horário o, tendo de fechar às 23 horas, por não respeitar a hora de encerramento.
Os moradores continuam descontentes, porque mantém-se uma grande confusão, grandes aglomerações e muito barulho, assim como “rios de lixo nas ruas”. Segundo Isabel Sá da Bandeira, da associação Aqui Mora Gente, que junta residentes no Cais do Sodré e em Santos, há bares a fechar mais cedo, mas continua a ficar gente na rua e alguns residentes estão “desesperados” por não conseguirem dormir.
A Câmara de Lisboa está a preparar um regulamento para uniformizar os horários em toda a cidade e determinar zonas com horas de encerramento mais alargadas. O documento deve ser apresentado em Maio.
Publicado no no portal da rádio RDS
O vereador das Estruturas de Proximidade salienta que há um cumprimento dos horários de encerramento, por parte dos proprietários, bem como uma “menor produção de lixo”, sobretudo de copos, o que reflecte “uma maior preocupação de consumir dentro dos estabelecimentos”.
O autarca fez este diagnóstico à agência Lusa a propósito dos três meses, que se assinalam hoje, da entrada em vigor do despacho da Câmara de Lisboa que estabelece que os bares do Cais do Sodré, de Santos e da Bica têm de fechar às 2 horas nos dias úteis e às 3 ao fim-de-semana, quando antes podiam funcionar até às 4 horas. Os bares também não podem vender bebidas para fora a partir da 1 hora.
De acordo com Duarte Cordeiro, foram feitas, até ao momento, perto de 800 acções de fiscalização por parte da Polícia Municipal. Até agora, só um estabelecimento foi penalizado com a redução temporária do horário o, tendo de fechar às 23 horas, por não respeitar a hora de encerramento.
Os moradores continuam descontentes, porque mantém-se uma grande confusão, grandes aglomerações e muito barulho, assim como “rios de lixo nas ruas”. Segundo Isabel Sá da Bandeira, da associação Aqui Mora Gente, que junta residentes no Cais do Sodré e em Santos, há bares a fechar mais cedo, mas continua a ficar gente na rua e alguns residentes estão “desesperados” por não conseguirem dormir.
A Câmara de Lisboa está a preparar um regulamento para uniformizar os horários em toda a cidade e determinar zonas com horas de encerramento mais alargadas. O documento deve ser apresentado em Maio.
Publicado no no portal da rádio RDS
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Obras de saneamento e desvios de trânsito (Vila do Conde)
Decorreu hoje uma reunião na Câmara Municipal com as Forças de Segurança, Policia de Segurança Pública (PSP) e Policia Municipal, no âmbito do acompanhamento e monitorização das obras de saneamento básico na cidade e que agora conduziram ao encerramento da Av. 25 de Abril.
Assunto incontornável foi a avaliação do impacto que a intervenção em curso está a ter na mobilidade dentro da cidade, em face dos constrangimentos e dos desvios de trânsito imprescindíveis à execução das obras e para o acesso automóvel aos diferentes locais e serviços instalados.
Confirma-se que até ao final da próxima semana será reaberto o trânsito, na ligação à Praça da República e que a norte a abertura provisória do troço da Av. 5 de Outubro, compreendido entre a Escola dos Sininhos e a Rua Cimo de Vila constituirá mais uma alternativa para a mobilidade local.
Determinada foi a posição da Câmara Municipal, que exigiu a presença assídua de Agentes das Forças de Segurança nos entroncamentos e cruzamentos, onde a concentração de trânsito é maior, designadamente junto à ponte rodoviária, na Av. Figueiredo Faria e na Av. Conde D. Mendo, próximo da Churrasqueira do Ave, e a necessidade de manter presença com carater de permanência nos períodos de ponta, da manhã, almoço e final da tarde.
Espera-se assim poder mitigar o impacto das obras em curso e um melhor desempenho nos percursos alternativos sugeridos.
Publicado no sítio da Câmara Municipal de Vila do Conde
Assunto incontornável foi a avaliação do impacto que a intervenção em curso está a ter na mobilidade dentro da cidade, em face dos constrangimentos e dos desvios de trânsito imprescindíveis à execução das obras e para o acesso automóvel aos diferentes locais e serviços instalados.
Confirma-se que até ao final da próxima semana será reaberto o trânsito, na ligação à Praça da República e que a norte a abertura provisória do troço da Av. 5 de Outubro, compreendido entre a Escola dos Sininhos e a Rua Cimo de Vila constituirá mais uma alternativa para a mobilidade local.
Determinada foi a posição da Câmara Municipal, que exigiu a presença assídua de Agentes das Forças de Segurança nos entroncamentos e cruzamentos, onde a concentração de trânsito é maior, designadamente junto à ponte rodoviária, na Av. Figueiredo Faria e na Av. Conde D. Mendo, próximo da Churrasqueira do Ave, e a necessidade de manter presença com carater de permanência nos períodos de ponta, da manhã, almoço e final da tarde.
Espera-se assim poder mitigar o impacto das obras em curso e um melhor desempenho nos percursos alternativos sugeridos.
Publicado no sítio da Câmara Municipal de Vila do Conde
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Câmara do Porto altera circulação na rua de Costa Cabral
O anúncio foi feito esta sexta-feira em conferência de imprensa pela vereadora da Mobilidade, Cristina Pimentel, que com este plano pretende diminuir a sinistralidade naquela artéria de 3 quilómetros, onde entre 2011 e 2014 se registaram 149 acidentes e 27 atropelamentos, combater o estacionamento abusivo e permitir o aumento da velocidade de circulação dos autocarros.
Os trabalhos vão criar “90 lugares de estacionamento legais” e fazer subir de 3 para 70 os espaços destinados às cargas e descargas, e instalar pinos de borracha (tecnicamente apelidados de “balizas de posição cilíndrica flexíveis”) a separar as faixas de rodagem numa extensão de cerca de 30 metros “antes e depois” das intersecções e cruzamentos de Costa Cabral com outras artérias.
Com esta espécie de separador central criado por 149 pinos que vão ocupar “entre 15% a 25% do arruamento” a expectativa é impedir o estacionamento ilegal onde ele causa maiores problemas (junto às intersecções e cruzamento), adiantou a vereadora, notando que a Câmara e a Polícia Municipal vão ter “tolerância zero” relativamente às infracções.
“Também a PSP está interessada nestas medidas”, acrescentou Cristina Pimentel.
As obras têm um prazo estimado de “2 semanas”, dependente “da meteorologia”, planeado e avançam em 4 fases, no sentido Estrada da Circunvalação – praça do Marquês.
De acordo com a vereadora, a intervenção começa no troço estrada da Circunvalação – rua de Santa Justa, segue para a área entre Santa Justa e rua de Contumil, avança depois até à rua de Silva Tapada e continua a partir daí até à Praça do Marquês.
Em toda a extensão da rua vai fazer-se o “reposicionamento” de algumas paragens de autocarros e a colocação de “guardas metálicas de protecção adequadas às crianças” onde existirem colégios ou equipamentos desportivos.
Cristina Pimentel esclareceu que a rua Costa Cabral é aquela onde a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) “regista um maior número de acidentes nas suas viaturas”, para além de, sobretudo devido ao estacionamento irregular, os autocarros verem “a velocidade média consideravelmente afectada”.
A vereadora indicou que, entre 2011 e 2014 se registaram, naquela artéria, 149 acidentes: 115 colisões, 7 despistes e 27 atropelamentos, dos quais resultaram 45 feridos ligeiros.
Cristina Pimentel notou ainda que “17% dos acidentes envolveram veículos pesados”.
Publicado no portal Porto24
Os trabalhos vão criar “90 lugares de estacionamento legais” e fazer subir de 3 para 70 os espaços destinados às cargas e descargas, e instalar pinos de borracha (tecnicamente apelidados de “balizas de posição cilíndrica flexíveis”) a separar as faixas de rodagem numa extensão de cerca de 30 metros “antes e depois” das intersecções e cruzamentos de Costa Cabral com outras artérias.
Com esta espécie de separador central criado por 149 pinos que vão ocupar “entre 15% a 25% do arruamento” a expectativa é impedir o estacionamento ilegal onde ele causa maiores problemas (junto às intersecções e cruzamento), adiantou a vereadora, notando que a Câmara e a Polícia Municipal vão ter “tolerância zero” relativamente às infracções.
“Também a PSP está interessada nestas medidas”, acrescentou Cristina Pimentel.
As obras têm um prazo estimado de “2 semanas”, dependente “da meteorologia”, planeado e avançam em 4 fases, no sentido Estrada da Circunvalação – praça do Marquês.
De acordo com a vereadora, a intervenção começa no troço estrada da Circunvalação – rua de Santa Justa, segue para a área entre Santa Justa e rua de Contumil, avança depois até à rua de Silva Tapada e continua a partir daí até à Praça do Marquês.
Em toda a extensão da rua vai fazer-se o “reposicionamento” de algumas paragens de autocarros e a colocação de “guardas metálicas de protecção adequadas às crianças” onde existirem colégios ou equipamentos desportivos.
Cristina Pimentel esclareceu que a rua Costa Cabral é aquela onde a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) “regista um maior número de acidentes nas suas viaturas”, para além de, sobretudo devido ao estacionamento irregular, os autocarros verem “a velocidade média consideravelmente afectada”.
A vereadora indicou que, entre 2011 e 2014 se registaram, naquela artéria, 149 acidentes: 115 colisões, 7 despistes e 27 atropelamentos, dos quais resultaram 45 feridos ligeiros.
Cristina Pimentel notou ainda que “17% dos acidentes envolveram veículos pesados”.
Publicado no portal Porto24
domingo, 19 de abril de 2015
Segurança de bens e pessoas no concelho de Benavente
PS através do seu vereador apresentou recentemente propostas para melhorar a segurança de pessoas e bens no concelho de Benavente e parece que o executivo irá ter em conta as nossas sugestões. Mais uma vez o PS mostra ter soluções para os problemas e demonstra uma capacidade crescente de ser alternativa. Percebemos que uma gestão CDU com mais de 30 anos, esteja esgotada e precise da ajuda do PS para governar. O PS tem todo o interesse e satisfação em ajudar os nossos munícipes e o nosso concelho.
Neste sentido e em matéria de SEGURANÇA, apresentámos em Março de 2015 as seguintes propostas:
- Propomos que os serviços da autarquia façam um levantamento em articulação com a GNR, dos locais que carecem de reforço da iluminação pública;
- As zonas de maior risco dos assaltos devem estar devidamente identificadas, tendo em conta os locais mais apetecíveis onde têm ocorrido os assaltos, para que possa haver patrulhamento regular dessas zonas;
- Alertámos para a necessidade de reactivar o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança para poder cooperar com as restantes entidades que zelam pela segurança das pessoas e bens;
- A criação de vigilantes municipais nocturnos ou policia municipal, para reforçar a vigilância e a cooperação com a GNR, que neste momento está com dificuldades de recursos humanos para fazer face às ocorrências existentes.
Publicado no sítio do PS Benavente
Neste sentido e em matéria de SEGURANÇA, apresentámos em Março de 2015 as seguintes propostas:
- Propomos que os serviços da autarquia façam um levantamento em articulação com a GNR, dos locais que carecem de reforço da iluminação pública;
- As zonas de maior risco dos assaltos devem estar devidamente identificadas, tendo em conta os locais mais apetecíveis onde têm ocorrido os assaltos, para que possa haver patrulhamento regular dessas zonas;
- Alertámos para a necessidade de reactivar o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança para poder cooperar com as restantes entidades que zelam pela segurança das pessoas e bens;
- A criação de vigilantes municipais nocturnos ou policia municipal, para reforçar a vigilância e a cooperação com a GNR, que neste momento está com dificuldades de recursos humanos para fazer face às ocorrências existentes.
Publicado no sítio do PS Benavente
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