domingo, 20 de março de 2016

Parlamento dos Açores aprova reforço da segurança no transporte colectivo de crianças

O Parlamento dos Açores aprovou, por maioria, no decurso do plenário na Horta, ilha do Faial, uma proposta do PS que reforça as regras de segurança e conforto no transporte colectivo de crianças e jovens na região.

Segundo André Rodrigues, deputado do PS, a medida visa melhorar um diploma do Governo Regional, que vigora há nove anos, no sentido de introduzir algumas das propostas sugeridas pela Prevenção Rodoviária dos Açores.

"De acordo com estas alterações, os motoristas ficam obrigados a frequentar uma acção de formação prévia à realização do exame que os habilita a exercer a profissão", referiu o parlamentar socialista, adiantando que a polícia municipal passa também a poder fiscalizar o transporte colectivo de crianças e jovens.

O novo quadro normativo reforça as regras de segurança, no que diz respeito a utilização de cintos de segurança e dispositivos de retenção, como as cadeiras de transporte e adaptadores, utilizados por crianças com menos de 12 anos.

"O conforto, a qualidade e a segurança dos transportes foram, são e continuarão a ser uma prioridade das políticas do PS/Açores", sublinhou André Rodrigues.

Mas a deputada do Bloco de Esquerda, Zuraida Soares, pretendia ir mais longe e lamentou que a maioria socialista não tenha pretendido "consensualizar" a sua proposta com a que o BE tinha apresentado inicialmente e que acabou chumbada nesta sessão.

"O PS teve nove meses para tentar consensualizar as duas propostas", assinalou a deputada bloquista, salientando que o BE foi o primeiro a apresentar uma proposta no sentido de reforçar as regras de segurança no transporte de crianças.

Anualmente, são transportadas milhares de crianças e jovens nos Açores, uma grande parte delas em carreiras regulares de transporte colectivo de passageiros que contratualizaram com a região o transporte escolar.

Publicado no sítio da rádio 105 FM

domingo, 13 de março de 2016

Policia Municipal de Famalicao vai remover viaturas abandonadas da via pública

A Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar com a remoção das viaturas abandonadas na via pública.

Durante a primeira semana de Março, os agentes da Polícia Municipal irão colocar um autocolante nas cerca de cem viaturas que estão, neste momento, abandonadas por todo o concelho, como forma de notificação aos proprietários para a remoção do veículo em 10 dias úteis.

Findo esse prazo, a Polícia Municipal passará à remoção para depósito. Após 45 dias, se o veículo não for reclamado, passa a abandonado e adquirido por ocupação pelo município.

Com a remoção das viaturas, a autarquia pretende em primeiro lugar, melhorar a imagem paisagística do concelho, devolvendo os lugares para estacionamento e requalificando o espaço público.

Para além de melhorar a qualidade ambiental, com esta medida pretende-se também beneficiar a mobilidade dos transeuntes e aumentar a sua segurança, não permitindo a ocupação dos veículos pelos sem-abrigo ou para a prática de comportamentos desviantes.

Publicado no Jornal do Ave

sexta-feira, 11 de março de 2016

Colchão a arder mobilizou bombeiros de Guimarães para a Rua da Caldeiroa

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães foram chamados a combater um incêndio esta tarde na Rua da Caldeiroa, no Centro da Cidade de Guimarães.

O fogo terá sido ateado a um colchão que se encontrava a arder num terreno situado nas traseiras de um edifício.

A corporação vimaranense foi alertada às 14h15, mobilizando para o local nove operacionais e dois veículos. No entanto, as chamas foram extintas por agentes da Polícia Municipal que já se encontravam no local, tendo os Bombeiros procedido apenas ao rescaldo da ocorrência.

Publicado no jornal Guimaraes Digital

sábado, 5 de março de 2016

Autarquia abre concurso externo para 28 agentes municipais (Sintra)

A Câmara Municipal de Sintra abriu o concurso externo para admissão de 28 agentes municipais. As candidaturas decorrem até dia 17 de Março.

Encontra-se aberto concurso externo de ingresso para admissão a estágio, com vista ao provimento dos lugares necessários, para postos de trabalho, na carreira de Polícia Municipal e categoria de Agente Municipal de 2.ª classe.

Os candidatos devem possuir 12.º ano de escolaridade ou equivalente e ter idade inferior a 28 anos.

Os métodos de selecção são:

prova teórica escrita de conhecimentos, gerais e específicos;
exame psicológico;
exame médico;
entrevista profissional.

As candidaturas devem ser formalizadas através de requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra e entregue pessoalmente ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, para o Departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Sintra, sito na Rua Acácio Barreiros, n.º 1, 2710 -441 Sintra.

As candidaturas podem ser entregues até dia 17 de março.

Publicado no sítio da Câmara Municipal de Sintra

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Polícia Municipal de Paredes identificou 59 idosos em abandono ou sem retaguarda

Um projecto da Polícia Municipal de Paredes permitiu sinalizar, num ano, 59 idosos em situação de abandono ou com pouca retaguarda, em duas freguesias do concelho, foi anunciado nesta terça-feira em sessão pública.

Segundo os promotores, o projecto designado "Paredes na Rota da Protecção" criou condições para dar apoio social a 11 casos considerados mais graves, de pobreza extrema, 10 dos quais em Aguiar de Sousa e um em Astromil.

Ao longo do ano, os agentes da Polícia Municipal de Paredes começaram por percorrer a freguesia de Aguiar de Sousa, uma das mais distantes e dispersas do concelho, para dar indicações de cuidados de segurança aos idosos que vivem em situação de algum isolamento. Regularmente, os agentes percorreram a localidade, também com propósito dissuasor de situações criminosas, tendo como vítimas os idosos.

Esse trabalho permitiu então identificar as situações de pobreza que passaram a ter acompanhamento da rede social, entre as quais um casal de idosos que sofre de Alzheimer, outro caso de um homem que vivia sozinho em condições de miséria e um casal com dois filhos que também apresentava sinais de profunda pobreza.

Para todos os casos, explicou-se na sessão, foi encontrada resposta social nas instituições do concelho e hoje são acompanhadas regularmente para proporcionar aos utentes melhores condições de vida.

Num dos casos foram realizadas obras na habitação, com o apoio da Câmara de Paredes.

Na freguesia de Astromil, o trabalho começou um pouco mais tarde, mas sinalizou 16 idosos, um dos quais credor de uma intervenção social mais premente.

O projecto de sensibilização dos idosos para os cuidados de segurança também já arrancou na freguesia de Sobreira, onde já estão sinalizados alguns casos de isolamento e menor retaguarda, que estão a ser avaliados pelos serviços sociais do concelho.

O projecto realizado pela Polícia Municipal de Paredes também incluiu acções de sensibilização em várias instituições de solidariedade social que contaram com a participação de cerca de 140 pessoas.

A vereadora Hermínia Moreira, presente na sessão, elogiou o trabalho dos agentes policiais e das instituições sociais que têm colaborado no projecto.

A autarca prometeu que o projecto vai prosseguir, "porque tem dado frutos".

Na sessão foi apresentado outro projecto de inclusão social que está a acompanhar, há 20 meses,193 casos de dependência de drogas ou álcool.

Segundo a Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS), parceira da autarquia no projecto "Arrisca-te ao sucesso", já foi possível criar condições para que 30 pessoas já estejam há mais de seis meses sem consumir drogas ou álcool.

O projecto tem um funcionamento de apoio psico-social em Lordelo e promove acções de formação e reintegração social e profissional dos utentes, com programas de treino de competências e articulação com o tecido empresarial de Paredes.

"Se não houvesse esta resposta, havia gente que estava a passar mal e hoje estão a passar um pouco melhor, estão a lutar contra as contrariedades da vida", comentou o vereador Pedro Mendes.

Publicado no jornal Público

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Sindicato da PSP reúne amanhã com ministra. Divisão de Trânsito é o tema

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP/PSP, vai reunir amanhã com Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, para esclarecer se a Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa passa ou não para a alçada da autarquia.

O dirigente sindical disse ao Notícias ao Minuto que, mesmo não havendo uma clara passagem de responsabilidade para a Câmara, a verdade é que se a polícia ceder “meios e pessoas à Polícia Municipal, o que vai acontecer é que a presença e a capacidade da Polícia Municipal vai ser muito superior”.

“Pouco a pouco a polícia deixará de intervir, o que significa que haverá uma alteração da orgânica. A Divisão de Trânsito mantém-se, mas com poucos meios materiais e humanos”, explicou.

Ainda assim, Paulo Rodrigues admite que a solução poderá não ser “totalmente negativa”, mas adverte que é preciso conhecer-se as “consequências positivas e negativas” que tal alteração poderá significar.

O dirigente revelou ainda ao Notícias ao Minuto que na sexta-feira, dia 12, haverá uma “última reunião entre a tutela e a Direcção Nacional da PSP para adequar o plano e passar à fase de concretização”.

“Vamos tentar perceber, na reunião de segunda-feira, o que esse plano envolve”, garantiu.

Já a ministra garantiu, na última sexta-feira, em Portalegre, que a “Divisão de Trânsito de Lisboa não vai passar para a Polícia Municipal, manter-se-á”.

Constança Urbano de Sousa explicou que o Governo está a “negociar e a avaliar” a assunção, por parte da Polícia Municipal de Lisboa, de competências na área da regulação de trânsito.

Publicado no jornal Notícias ao Minuto

sábado, 30 de janeiro de 2016

Trofa celebra acordo de trabalho com o SNPM

O Município da Trofa, o Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares da Educação da Zona Norte (STAAE-ZN) e o Sindicato Nacional das Polícias Municipais (SNPM) celebraram um acorde de trabalho para regulamentar a duração e organização do tempo de trabalho, nomeadamente através da redução do período normal de trabalho das quarenta horas semanais previstas na lei para as trinta e cinco horas semanais, bem como a possibilidade de serem adoptadas diversas modalidades de trabalho, permitindo a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar e a realização das actividades do serviço.

Ligação para o Diário da República