sábado, 31 de agosto de 2013

Trânsito condicionado na 2.ª Circular durante 15 dias (Lisboa)

Devido a obras de repavimentação, os condicionamentos vão ocorrer entre as 22:00 e as 06:00, mas a autarquia assegurou que «nunca se verificará o corte total de trânsito e funcionará sempre uma via em cada sentido».

As alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito vão ser devidamente coordenadas no local pela Polícia Municipal ou pela PSP.


Publicado no jornal Diário Digital

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Valença e Tui estudam Polícia Municipal conjunta

Os municípios de Valença e Tui, na Galiza, avançam em Outubro para a constituição da segunda eurocidade entre Portugal e Espanha, que poderá dar origem à primeira Policia Municipal conjunta entre os dois países.

"Há muitos anos que em Valença sentimos a necessidade de ter uma Policia Municipal, mas isso torna-se difícil pelos elevados custos que representa. Como em Tui já existe uma força dessas, estamos a estudar a possibilidade de ter uma unidade comum para as duas localidades no âmbito da eurocidade", explicou o autarca de Valença.

À Agência Lusa, Jorge Mendes confessou o "grande interesse" nesta solução, que pode ser exequível pela existência, actualmente, de um posto misto, envolvendo várias forças policiais dos dois lados da fronteira e que já conta com um raio de intervenção de 50 quilómetros.

"Estamos a estudar muito seriamente essa hipótese. Tendo por exemplo quatro ou cinco agentes da Policia Municipal a patrulhar as ruas de Tui e de Valença, em simultâneo e com custos mais reduzidos", acrescentou.

A constituição formal da eurocidade Valença-Tui está prevista para Outubro, depois do aval, em Setembro, nos respectivos órgãos locais, e numa primeira fase permitirá a gestão conjunta de equipamentos.

Esta garantia surgiu de um encontro, esta semana, entre Jorge Mendes e o congénere de Tui, Moisés Rodriguez, com o director-geral de Relações Exteriores do Governo Regional da Galiza, Jesús Gamallo.

Publicado no Jornal de Notícias

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Agressor de funcionário da CMC pôs-se em fuga (Coimbra)

O proprietário de uma viatura, removida de Montes Claros pela Polícia Municipal de Coimbra, pôs-se em fuga depois de agredir, hoje, um funcionário da Câmara, disse ao “Campeão” fonte da corporação.

O caso foi participado à Polícia de Segurança Pública.

A vítima de agressão faz parte de um serviço camarário que prestou ajuda à Polícia Municipal (PM), para esta remover um veículo abandonado numa travessa adjacente à rua de António José de Almeida.

Contactado pelo nosso Jornal, o comandante da PM, Celso Marques, manifestou surpresa pela reacção do indivíduo, fazendo notar que a situação de irregularidade da viatura tinha sido sinalizada, oportunamente, pela corporação.

Publicado no jornal Campeão das Províncias

sábado, 24 de agosto de 2013

Guia de transporte de exemplares mortos de espécies cinegéticas em zonas de caça ou campos de treino de caça (Felgueiras)

Tendo em atenção que segundo o actual calendário venatório para as épocas 2012-2013, 2013-2014 e 2014-2015, a caça as migradoras só é permitida nos terrenos ordenados, quando abatida alguma peça, para ser transportada terá de se fazer acompanhar pela respetiva guia de transporte

As guias serão emitidas pela Polícia Municipal, (a quem compete a fiscalização da caça, nº. 1 do artº. 143 do DL 202/2004) no seguinte horário:
- pelo fim da manhã ( 12h ás 13h)
- fim da tarde (18h ás 19h)


Publicado no portal da Câmara Municipal de Felgueiras

Chiado não vai arder, mas terá trânsito condicionado durante o fim-de-semana (Lisboa)

A Câmara de Lisboa vai evocar, domingo, o incêndio do Chiado, ocorrido há 25 anos. A efeméride irá causar congestionamentos ao trânsito, pelo que a autarquia distribuiu hoje uma nota a informar de que forma a circulação será afectada.

Para permitir a organização do simulacro do incêndio de 1988, a realizar no domingo, algumas ruas serão fechadas ou condicionadas na véspera e no dia 25. É o caso da rua Garrett, que será interdita ao trânsito a partir do cruzamento com a rua Ivens entre as 15h00 e as 24h00 de amanhã, com desvio pela Calçada do Sacramento para o Carmo e para o Príncipe Real.

No sábado, também a rua Serpa Pinto estará fechada à circulação, a partir do cruzamento com a rua Capelo. A recomendação da autarquia é no sentido da rua Vitor Cordon.

No domingo, os condicionamentos serão mais pontuais. Entre as 08h30 e as 10h45 haverá restricções à circulação automóvel nas seguintes áreas: Rossio/rua do Carmo/rua Garrett/calçada do Sacramento/rua Nova do Almada/rua do Crucifixo/rua Ivens/largo do Carmo/praça do Município.

As alterações à circulação e os desvios de trânsito necessários serão coordenados pela PSP e pela Polícia Municipal, acrescenta a nota do município.

A evocação dos 25 anos passados sobre o incêndio que devastou o Chiado contará com diversas iniciativas, como o simulacro e o descerramento de uma placa.

Publicado no jornal PT Jornal

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Peões em risco na rua Augusta (Lisboa)

As obras de saneamento básico no cruzamento entre a rua da Vitória e a rua Augusta, em Lisboa, deixaram em risco os peões que circulavam naquela artéria da cidade ao início da tarde.

O alerta foi dado ao SOL quando o empilhador retirava de um pesado as pedras para o pavimento da rua, sem que tenha sido delimitado um corredor de segurança para os peões.

Enquanto decorria a manobra, os transeuntes, em plena hora de almoço, viram-se obrigados a passar por detrás da máquina com todos os riscos que isso implica (como documentam as fotos).

Questionado pelo SOL, um dos dois agentes da polícia municipal presentes na obra remeteu explicações sobre aquela situação de perigo para a Câmara Municipal de Lisboa.

Perante o registo fotográfico da reportagem do SOL, este mesmo agente da segurança municipal decidiu pedir ao manobrador da empilhadora para continuar a descarga das pedras na zona da rua da Vitória que estava reservada às obras.

Contactada pelo SOL, já ao final da tarde, fonte da direcção municipal de projectos e obras da Câmara de Lisboa manifestou estranheza e garantiu que "em princípio, a rua Augusta não é utilizada para descarga de materiais, já que o acesso à obra deve ser feito por outra rua".

A mesma fonte sublinhou que aquela é uma zona "altamente conflituosa para os peões" e classificou como uma "zona de perigo". No entanto, remeteu explicações para o empreiteiro da obra e para a polícia municipal que, explica, é contratada pelo empreiteiro para acompanhar a obra.

Publicado no jornal Sol

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Incêndio em dois carros obriga ao corte do trânsito no túnel do Grilo em Lisboa

O incidente ocorreu por volta das 15h55, de acordo com fonte do gabinete de Relações Públicas do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. O incêndio começou num veículo ligeiro, cujo condutor se viu obrigado a parar dentro do túnel, na via mais à direita. Um carro da polícia municipal parou para prestar apoio e foi abalroado por uma terceira viatura. “Com o embate, o carro da polícia bateu no veículo em chamas e começou a arder também”, diz a mesma fonte.

Por volta das 17h, o incêndio estava já controlado mas o trânsito estava cortado naquele troço do IC17, no sentido Odivelas-Lisboa, com a PSP a desviar os veículos antes da entrada no túnel. No sentido oposto, “devido aos curiosos, o trânsito está lento”, afirmou.

O túnel, segundo a mesma fonte, possui sistema de extracção de fumos e ventiladores. No entanto, segundo o relato de uma testemunha ocular, cerca das 16h (quando ainda não estava cortada a circulação) havia uma "enorme coluna de fumo preto" dentro do túnel.

Publicado no jornal Público

Estacionar vale multa de 20 mil (Cascais)

António (nome fictício) nunca imaginou que um dia de praia, em Carcavelos, lhe valesse uma multa de 20 mil euros por estacionar em cima de um relvado. A coima, que pode ir até aos 37 500 euros, está prevista no Regulamento Municipal dos Espaços Verdes, da Câmara de Cascais.

Era um domingo de sol, dos mais quentes de julho. Dia 7. António não encontrou estacionamento no local de sempre, nem mesmo no parque de terra batida perto da praia. "Entrei na avenida Jorge V e estacionei entre dois carros. Jamais me passou pela cabeça que viesse a ter algum problema" - recorda ao CM.

Só um mês depois é que António recebeu uma carta em casa, enviada pela autarquia de Cascais. Tinha sido constituído "arguido num processo de contraordenação ambiental muito grave".

Como prova existe uma fotografia do seu carro - e de outros - estacionado num "jardim público delimitado e demarcado por um lancil", refere o auto de notícia da Polícia Municipal. O mesmo documento sustenta que o carro "danificou plantas sobre as quais exerceu força". António contesta.

"Quando li a carta, fiquei assustado - em pânico, mesmo. Apresentam-me como arguido" - lamenta. "E depois, falam-me numa multa de valores altíssimos, que pode ir de 20 mil até 37 500 euros. Nem sequer consigo dormir só de pensar no que terei de pagar. É um problema bem grave que tenho agora para resolver."

Ao CM, a autarquia confirma que se trata de uma contraordenação. "Contudo, e consciente da necessidade de uniformizar os valores a aplicar nestas matérias, a Câmara Municipal de Cascais já aprovou em Reunião de Câmara uma alteração/diminuição dos valores das coimas" - explica por e-mail -, "faltando nesta fase apenas aprovação da Assembleia Municipal. Por isso, até à data, nenhuma destas sanções foi aplicada, tendo a Câmara Municipal de Cascais optado sempre pela admoestação dos infratores".

Publicado no jornal Correio da Manhã

sábado, 17 de agosto de 2013

Homem de 42 anos detido por desobediência (Ponta Delgada)

(...) Já pela Esquadra de Ponta Delgada, foi detido por tráfico de estupefaciente e posse de arma proibida, um homem, de 26 anos de idade, após ter sido surpreendido na posse de 5.25 doses de haxixe e um tudo em borracha, com cerca de 1 metro de comprimento e 3cm de diâmetro, possuindo uma corrente metálica numa das pontas.

Na mesma cidade, foi detido por desobediência, um homem, de 42 anos de idade, após recusa de identificação a Agente da Polícia Municipal, injúrias e ameaças ao mesmo.

No concelho de Ponta Delgada, sem identificação do local, a PSP apreendeu, a um homem, de 48 anos de idade, uma pistola metralhadora, marca UZI, calibre 9mm, fabrico Israelita; uma arma de caça marca REMINGTON (tipo Shotgun), alterada de calibre 12; duas pistolas semi automáticas, marca LLAMA e PIETRO BERETTA, respectivamente; três canos de arma de fogo, calibre 357 e nove munições de 9 mm. (...)

Publicado no Correio dos Açores

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Provedora dos animais não dura dois meses em Lisboa: “Não é só o tijolo que tem de mudar”

Marta Rebelo, que tinha por funções fazer recomendações, receber e tratar as queixas sobre a Casa dos Animais, criticou ainda o funcionamento “insustentável, disfuncional e auto-proclamatório de nadas” da autarquia, no que concerne ao canil/gatil municipal, e lamentou o “paternalismo demonstrado pela direção” da Casa dos Animais, a qual se tem mostrado “completamente ausente”.

São vários os exemplos citados do funcionamento “disfuncional” do canil/gatil municipal. Alguns têm nomes, como o Corujinha, um cão que contraiu uma doença no canil, “provavelmente uma parvovirose”, e que teria morrido há mais de um mês sem a intervenção da Polícia Municipal e de “um dado encarregado da Casa dos Animais”.

Outros são gatos: “não confio nas condições da ala do gatil”. Como exemplo, citou os quatro gatos que foram adoptados quando tinham uma doença que não fora detetada no gatil: contagiaram os 13 animais das famílias com que foram viver e morreram os 17. “Mas afinal, terá sido só panleucopenia”, denunciou Marta Rebelo.

“Análises de sangue é coisa que não vi ali sucederem. Nunca”, garantiu, salientando que as salas de quarentena são feitas de “fumos de palco” e as bactérias e vírus “se espalham gatil afora, e outras canil adentro”.

A demissão foi apresentada no sábado, mas só na terça-feira é que a jurista, que passou pelas Assembleias da República e Municipal de Lisboa (sempre pelo PS), publicou a carta no Facebook, como agradecimento às “pessoas dedicadas, amantes dos animais, que ali se encontram desamparadas na fama formada sem proveito de serem reais bestas”.

Publicado no jornal Canal PT

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Detido por ameaçar Polícia Municipal (Ponta Delgada)

O Comando Regional da Polícia de Segurança pública (PSP) revelou ontem que deteve, em Ponta Delgada, um homem, de 44 anos de idade, por este ter proferido injúrias e ameaças a agente da polícia municipal. O homem vai ser ouvido pelo juiz de instrução criminal que determinará as medidas de coacção tidas por adequadas.

Publicado no Correio dos Açores